MENU

A Megera Domada 「PDF」 - William Shakespeare

A Megera Domada 「PDF」 - William Shakespeare - Livros em PDF para Download - Domínio Público

A Megera Domada, uma das comédias mais conhecidas de Shakespeare, onde o enredo é engraçado e com maior destaque às personagens de Petrúquio e Catarina.



TOP 1 Brasil



A Megera Domada 「PDF」 - William Shakespeare

A Megera Domada 「PDF」 - William Shakespeare - Livros em PDF para Download - Domínio Público

A Megera Domada, uma das comédias mais conhecidas de Shakespeare, onde o enredo é engraçado e com maior destaque às personagens de Petrúquio e Catarina.

Cheia de energia e movimento, com ação se desenrolando num ritmo ágil, que prende o interesse do leitor da primeira a última linha, apresenta duas histórias a da "doma" de Catarina por Petrúquio e a dos pretendentes que se disfarçam paras conquistar Bianca, a irmã da 'megera'.

Boa parte da história se passa na casa de Batista Minola, o pai das jovens, e outra parte, na casa de campo de Petrúquio, onde ele utiliza o método para domar sua irascível esposa.

Resumo - A Megera Domada



A Megera Domada, cujo título original é "The Taming of the Shrew", é uma comédia de costumes escrita por William Shakespeare entre 1593 e 1594. A peça nasceu de uma adaptação feita pelo autor de antigos contos de tradição oral.
É a história de Catarina, a indomável filha mais velha do senhor Batista, que, aparentemente, não se deixa subjugar por homem nenhum. O pai, que possui também a doce Bianca como filha, impõe, então, que a caçula só se case depois de sua irmã. Assim, inicia-se o tormento dos inúmeros pretendentes de Bianca, que arquitetam um plano para fazer a "brusca, irritada e voluntariosa" Catarina casar-se e encontram como pretendente Petruchio, um fidalgo de Verona, que tudo que busca é um bom dote. A brutalidade de Petruchio em meio à polidez dos cavalheiros pretendentes de Bianca faz parte da satirização da sociedade dada pelo autor.
O casamento acontece, aparentemente, sem a permissão da moça e, após um árduo tratamento psicológico, Petruchio finalmente consegue "domar" a megera Catarina, que finaliza com um discurso.



Como é próprio da comédia de costumes, a peça satiriza as tradições e as situações rotineiras daquele contexto social, proporcionando uma análise dos costumes e comportamentos humanos. São exemplos de códigos sociais da época: o costume do primeiro casamento ser o da irmã mais velha, a necessidade de obter a permissão do pai antes de cortejar a filha e a submissão da mulher com relação a seu esposo. A obra tem como temas principais: o matrimônio, a guerra entre os sexos e as conquistas amorosas, como é típico dos teatros shakespeareanos. O que diferencia essa peça de outras, como "Sonho de uma Noite de Verão" (1595-1596) e "Muito Barulho por Nada" (1598-1599), é a dedicação de boa parte da obra à vida matrimonial, ou seja, às situações que sucedem a cerimônia do casamento.

A obra escrita por William Shakespeare me agradou muito de início, por seu caráter cômico e divertido. No entanto, a submissão de Catarina e o machismo de seu discurso final me decepcionaram, apesar de retratarem uma realidade, que, na época, era incontestável. Não obstante o caráter machista da obra, o autor foi audacioso ao demonstrar um outro ponto de vista, que, mais tarde, seria chamado de feminismo e ganharia um grande espaço na sociedade.
Apesar da decepção final, posso afirmar que "A Megera Domada" é uma bela e curta comédia de costumes, interessante para todos aqueles que gostem do teatro como estilo literário e apreciem uma escrita divertida, interessante e original, digna somente de Shakespeare.

Personagens - A Megera Domada



Batista: Era um cavalheiro respeitável. Tinha uma bela casa e uma grande fortuna. Era pai de Bianca e de Catarina.

Bianca: Filha mais nova de Batista. Ela era linda, educada, inteligente e doce. Tinha vários pretendentes.

Catarina: Filha mais velha de Batista. Era bruta brigona, insolente, uma megera, mas não era feia.


Hortênsio: Pretendente de Bianca. Tinha uma bela fortuna e era amigo de Petrúquio.

Grêmio: Também era pretendente de Bianca e era o rival de Hortênsio. Tinha uma grande fortuna, maior do que a de seu rival.

Lucêncio: Era um jovem que se apaixonou por Bianca e acabou casando-se com ela. Seu pai era rico e ele era de Pisa.

Trânio: Um dos criados de Lucêncio. Era o que mais o ajudava.

Biondello: Outro criado de Lucêncio. Gostava de fazer brincadeiras com seu patrão.

Petrúquio: Amigo de Hortênsio, era de Verona, tinha uma pequena fortuna e casou-se com Catarina.
Grúmio: Era o criado principal de Petrúquio.

Vicente: Pai de Lucêncio que era muito rico e conhecido.



Enredo - A Megera Domada



Um fidalgo acostumado a pregar peças nos outros encontra Cristóvão Sly, um caldeireiro adormecido pela embriaguez em um canto da cidade. Leva-o para o seu castelo, acomoda-o em seu melhor aposento e arranja- lhe uma bela esposa de mentira. Ao acordar, Sly é convencido de que é realmente um nobre e que estivera louco por quinze anos. Para diverti-lo e evitar que volte ao vício, resolvem encenar uma peça que tem por título "A Megera Domada".

Na história, Batista Minola é um rico mercador da cidade de Pádua, e pai de duas filhas: Catarina, de gênio terrível, que recusa todos os homens que se aproximam dela, e Bianca, que é, ao contrário da irmã, cordata e mansa.

Bianca tem muitos admiradores e candidatos, mas o velho pai está decidido somente a autorizar seu casamento quando Catarina encontrar também um noivo. Lucêncio, jovem estudante pisano, enamorado de Bianca, troca de roupas com seu empregado Trânio e se faz professor de línguas das filhas de Batista. Ortêncio, também apaixonado por Bianca, sente-se muito encorajado quando seu amigo Petrucchio, de Verona, homem tão temperamental quanto Catarina, chega à cidade para encontrar uma rica esposa, disposto a se casar com qualquer megera desde que tenha bom dote. Apesar de tudo o que ouve sobre Catarina, declara que lhe fará a corte. Ao ser cortejada, Catarina faz jus à sua fama, mostrando-se o mais antipática possível.

E Petrucchio, à custa de muita astúcia, consegue realizar a façanha. A trama gira em torno das diabruras que Petrucchio faz para amansar a fera Catarina.


A Megera Domada 「PDF」 - William Shakespeare


Livro em PDF para Download - Domínio Público