MENU

Guerra e Paz 「PDF」 - Leon Tolstói

Guerra e Paz (PDF) - Leon Tolstói - Livros em PDF para Download - Domínio Público

O que é Guerra e paz?, questiona Liev Tolstói em um texto que detalha o processo de pesquisa e de criação de sua obra-prima.



TOP 1 Brasil



Guerra e Paz 「PDF」 - Leon Tolstói

Guerra e Paz (PDF) - Leon Tolstói - Livros em PDF para Download - Domínio Público

O que é Guerra e paz?, questiona Liev Tolstói em um texto que detalha o processo de pesquisa e de criação de sua obra-prima.

“Não é um romance, muito menos uma epopeia, menos ainda uma crônica histórica.”

Ao acompanhar o percurso de cinco famílias aristocráticas russas no período de 1805 a 1820, Tolstói narra a marcha das tropas napoleônicas e seu impacto brutal sobre a vida de centenas de personagens.

Em meio a cenas de batalha, bailes da alta sociedade e intrigas veladas, destacam-se as figuras memoráveis dos irmãos Nikolai e Natacha Rostóv, do príncipe Andrei Bolkónski e de Pierre Bezúkhov, filho ilegítimo de um conde, cuja busca espiritual serve como espécie de fio condutor e o torna uma das mais complexas personalidades da literatura do século XIX.

Ao descrever o cotidiano e os grandes acontecimentos que se sucederam à invasão de Napoleão em 1812, Tolstói retrata uma Rússia magistral, imponente e, sobretudo, profundamente humana.

Resumo - Guerra e Paz




Duas situações tão oposta e mesmo assim tão desejadas. Guerra e Paz mostra como a invasão de Napoleão Bonaparte à Russia em 1812 foi vista pela corte russa. O livro é bem interessante ao retratar a sociedade russa, com suas festas pomposas contrastando com a miséria do povo, com a aristocracia dividida entre o horror e a idolatria à Napoleão, tudo permeado pela religiosidade. O jogo da política, as intrigas da corte e as tramas da sociedade com seus casamentos arranjados e suas paixões proibidas são descritas de forma instigante. Os horrores da guerra vividos pelos mais altos dignatários russos, que mantinham sua fé em Deus e no Czar com a mesma intensidade. Tudo muito bem descrito por Tolstói.

O livro centra-se na vida de Piotr Bezukhov, que recebe uma grande herança e passa a viver nas grandes festas da corte entre Moscou e São Petersburgo ao lado de suas inúmeras esposas interesseiras. Quando Napoleão invade Moscou Piotr é feito prisioneiro, e por mais paradoxal que possa parecer, quando é liberto descobre que a sua vida de festas na corte era vazia e encontra o real sentido de sua vida quando retorna à sua vida simples ao lado de Natasha Rostov, mulher que sempre amou de verdade.
A obra também retrata a vida de Andrei Bolkonski, filho de um príncipe com passado glorioso na área militar. Quando a Rússia é invadida Andrei se sente compelido a lutar pelo seu país e pelo seu Czar, sofre uma série de ferimentos e acaba por falecer nos braços de sua irmã Maria e de sua ex-mulher Natasha Rostov.
Além desses dois personagens, as batalhas travadas são levemente detalhadas. O autor ressalta, além das batalhas e de suas consequências, principalmente como elas foram relatadas pelos autores posteriores, que tendem a enaltecer o gênio de Napoleão e de seus marechais, mas que se esquecem que a Rússia só não caiu de joelhos perante Bonaparte porque este deixou sua genialidade militar e diplomática de fora de suas decisões.

Ao fim e ao cabo o livro apresenta como a guerra e a paz são desejadas com a mesma intensidade por uma sociedade. E do como as pessoas envolvidas, tanto na guerra como na paz, são movidas por interesses pessoais e financeiros, não dando importância para sentimentos como o amor e a felicidade.
Observação: Esta versão faz uma compilação do original que possui mais de mil páginas e uma centena de personagens. A leitura fica mais agradável e inteligível. Continua sendo um clássico da literatura.

Personagens - Guerra e Paz



Há mais de 500 personagens em Guerra e Paz, mas a obra foca-se especialmente nos seguintes personagens:


Pierre Bezukhov
Natasha Rostova
André Bolkonski
Maria Bolkonskaya
Nicolau Rostov
Napoleão
Mikhail Kutuzov
Helena Kuragina
Anatoly Kuragin


Guerra e Paz 「PDF」 - Leon Tolstói


Livro em PDF para Download - Domínio Público